Seguidores

quinta-feira, 18 de março de 2010

Editora IBPEX lança livro polêmico sobre (in)sustentabilidade urbana

A forma de se enxergar uma cidade nunca mais será a mesma. Agora, isso pode ser conhecido e debatido em profundidade por meio de uma proposta prática de gestão. Trata-se da obra (In) Sustentabilidade Urbana, lançada pela Editora IBPEX, de autoria do arquiteto e urbanista Carlos Domingos Nigro. Nela, o autor demonstra a importância de gestores e cidadãos em geral passarem por uma mudança de mentalidade e ação sobre as cidades - proposta que promete gerar polêmica. (In) Sustentabilidade Urbana é fundamentado cientificamente pela dissertação de mestrado “Análise de Risco de Favelização: instrumento de gestão do desenvolvimento local sustentável”, que recebeu o 1º Prêmio CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) de Criatividade e Inovação Tecnológica.
Com sua experiência em gestão de programas de intervenção e recuperação de áreas urbanas degradadas, e como analista de desenvolvimento municipal focado no planejamento e gestão urbana sistêmica, Nigro propõe uma revisão das posturas públicas para a compreensão das cidades enquanto um sistema municipal orgânico, tal qual o corpo humano, que requer um entendimento da sua totalidade.
"Cada município é único e depende de um tratamento individual, específico e homeopático, que visa o conjunto dos seus fatores de auto-organização, monitorados por mecanismos apropriados e dinâmicos. As favelas, símbolo maior desta insustentabilidade urbana, tal qual um tumor, representa a materialização espacial da falta de sincronicidade das relações humanas cujo palco são as interrelações sociais, ambientais e econômicas não saudáveis, prática dominante da vida urbana", afirma o autor.
Sobre o autor - Carlos Nigro, mestre em Gestão Urbana e Especialista em Dinâmica de Sistemas pela pela Càtedra UNESCO en Sostenibilitat da Universitat Politècnica de Catalunya, criador da rede social http://gestoresurbanos.ning.com/, é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR e do Curso EAD Gestão Pública da FATEC Internacional. É membro do Fórum Permanente da Agenda 21 do Estado do Paraná, Conselheiro do IAB PR e Diretor Financeiro da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário