Seguidores

terça-feira, 16 de março de 2010

Líder destaca atenção à saúde em Curitiba

A evolução do sistema de atendimento à saúde nos últimos cinco anos foi destacada pelo líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), ao relatar a entrega, nesta semana, do 60º equipamento de saúde construído, reformado ou ampliado desde 2005. O novo equipamento, o Espaço Saúde Bairro Novo, funciona junto ao Centro de Especialidades Bairro Novo.
“A saúde vem sendo um dos setores que maiores atenções vem recebendo da administração municipal, tanto por parte do prefeito Beto Richa quanto do vice, Luciano Ducci, que coordena a implantação do programa desde o início da gestão anterior”, destacou o vereador, lembrando que a melhora nos indicadores de saúde da capital é reconhecida nacionalmente.
O Espaço Saúde é usado para a promoção da saúde coletiva e estímulo à prática de atividades físicas e hábitos saudáveis. São desenvolvidos programas com grupos específicos como hipertensos, diabéticos, de saúde mental, planejamento familiar, adolescentes, entre outros. O local também é usado para reuniões da comunidade. O bairro escolhido, segundo Mario Celso, é o que registra o menor índice de mortalidade infantil de Curitiba.
Mamografia
O líder do prefeito também destacou o fato do número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba ter crescido 56% - de 15.363 para 24.011 exames – desde a implantação do programa Mulher Curitibana, há quase quatro meses. Mamografia é o exame por imagem que mostra se há formações na mama sugestivas de anomalias, mais frequentes entre mulheres mais velhas.
Cabe ao Centro de Informação da Secretaria Municipal da Saúde coordenar a ação especialmente voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama entre mulheres a partir dos 50 anos de idade. “Trata-se de mais uma conquista da mulher curitibana que, com os equipamentos à sua disposição, está indo em busca de um exame preventivo e essencial para o seu futuro”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário