Seguidores

quinta-feira, 4 de março de 2010

Páscoa sem a doçura do chocolate

Quem não gosta, não pode ou quer uma opção mais saudável encontra na alfarroba um substituto à altura em sabor e nutricionalmente superior

Ele já está em toda parte. Embalagens coloridas, formatos criativos, recheados com surpresas, além de uma infinidade de sabores, os Ovos de Páscoa movimentam mercados e casas especializadas, seduzindo consumidores de todas as idades. Difícil é imaginar que existem pessoas que não se entregam à doçura do chocolate.
Na contramão dos números anunciados pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (ABICAB), cuja previsão de venda supera a casa dos 130 milhões de unidades, algumas pessoas vão deixar de lado o queridinho da Páscoa. O motivo central é a saúde e as variantes são: o controle de peso, as restrições ou alergias alimentares e também a busca da longevidade através de melhores escolhas alimentares.
A busca por uma alimentação livre de aditivos e toxinas, pobre em gordura e açúcares passou a fazer parte do cotidiano do casal Jarzis Mari Angélica e Marcelo Cavalheiro Machado Dall´acqua. “O objetivo é a saúde. A alimentação hoje realmente está matando as pessoas”, pondera Jarzis. Segundo ela, desde a gravidez do filho João Pedro a carne vermelha, os açúcares e a farinha branca saíram da lista de compras. “Para o nosso filho procuramos não estimular o consumo de doces e refrigerantes, buscando substitutos mais saudáveis”, diz. Hoje, com quatro anos de idade, João Pedro não come chocolate, chicletes, balas ou bol acha recheada.
E como criança não vive sem uma guloseima, o substituto encontrado para o chocolate foi a alfarroba. Trata-se de uma vagem que, após a trituração e torrefação, resulta numa farinha, utilizada na alimentação no lugar do cacau e com amplas vantagens. Tem apenas 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (de 38% a 45%), além de ser rica em fibras e não conter cafeína. “O João Pedro leva as barrinhas de alfarroba nas festinhas de aniversário da escola, em casa uso como ingrediente para fazer a cobertura do bolo, e apresento para outros pais, que ficam surpresos com o valor nutritivo, principalmente por não ter os inconvenientes do chocolate”, assegura Jarzis.
Segurar o consumo na infância pode parecer utopia, principalmente diante da insistência das crianças. Mas nos primeiros anos de vida, o consumo deve ser evitado, devido ao alto teor de açúcar e gordura. Quanto mais cedo a criança começar a comer chocolate, pior. Isso porque, no primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) e ao glúten (caso dos celíacos) são maiores. Substituto do chocolate

Única empresa a industrializar a alfarroba na forma de substitutos ao chocolate no Brasil, a CarobHouse vem aos poucos sendo descoberta por portadores de doença celíaca, diabetes, que têm restrição à lactose, que são alérgicos ao cacau, quem tem dificuldade em mebatolizar o açúcar ou que são sensíveis à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate. “O chocolate tem seus pontos fortes e ele é uma paixão para grande maioria da população. Mas há um grupo crescente de pessoas que não aprecia o chocolate ou que apreciam, mas, não podem consumir. E a alfarroba preenche esta lacuna, com grande vantagem nutricional”, afirma a diretora comercial Eloísa Helena Orlandi.
Com sabor similar ao do chocolate amargo, a alfarroba pode ser encontrado em barra, pó, bombons, gotas e também em Ovos de Páscoa. Nas casas especializadas, ele é recomendado por nutricionistas para quem deve restringir o consumo ao chocolate. Segundo a nutricionista Aline Alves, da rede de produtos naturais Mundo Verde, a alfarroba vem sendo recomendada como substituto ao chocolate, com grande aceitação. “Quem passou a vida inteira comendo chocolate, fica desesperado quando descobre que não pode consumir mais. Mas indicamos esta opção e a aceitação tem sido muito boa, até entre pessoas que não tem restrições alimentares”, opina.

SERVIÇO

Ovo de Alfarroba com Banana
Peso: 210g
Valor Energético: 116 kcal (porção de 25g)
Isento de: açúcar refinado, glúten, sódio
Preço sugerido: de R$ 20,00 a R$ 25,00
Mais informações www.carobhouse.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário