Seguidores

quarta-feira, 7 de abril de 2010

3.188 certificados entregues para alunos dos Liceus de Ofícios

Foram entregues nesta sexta-feira (26), no Salão de Atos do Parque Barigui, os certificados de 3.188 alunos que concluíram os cursos gratuitos de iniciação e qualificação profissional nos Liceus de Ofícios, no primeiro bimestre de 2010.
Trinta representantes dos 3.188 formandos subiram ao palco para receber os diplomas.

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, cumprimentou os alunos que concluíram os cursos e destacou a importância do programa. "Aqui em Curitiba fazemos a verdadeira inclusão social, pois damos oportunidades verdadeiras para as pessoas se capacitarem. Faço um convite para que vocês não parem por aqui e continuem a fazer os cursos oferecidos pelo programa", afirmou Fernanda.


Desde 2007, Claudia Machado sabe aproveitar a oportunidade de participar dos cursos gratuitos do Liceu de Ofícios. Ela é ex-aluna de Costura Industrial, Informática Básica e Digitação. "Por causa do curso de informática, aprendi a expor, em um site de relacionamentos, as roupas e peças que eu criava. Isso aumentou o interesse do público. Espero, agora, conseguir abrir meu atelier de costura", contou Claudia.
Alunos dos cursos de Recepcionista de Eventos e de Decoração de Festa dos Liceus trabalharam na organização do evento, que foi animada pela banda Tático Móvel. "É uma oportunidade para eles colocarem em prática tudo o que aprenderam durante os cursos", contou a diretora da FAZ, Ana Maria Ghignone.


Formação - Em cinco anos, o Programa de Qualificação Profissional Liceus de Ofícios capacitou 205 mil alunos em 9.725 turmas. Em Curitiba são 27 Liceus e cinco escolas profissionalizantes conveniadas, onde são ofertados 135 cursos em diversas áreas - Administrativa, Artes, Comércio, Conservação e Zeladoria, Corte e Costura, Construção Civil, Elétrica, Industrial, Informática, Moda e Beleza, Prestação de Serviços, Turismo e Hotelaria, Artes Mobiliárias e Gastronomia.
De janeiro a fevereiro de 2010, o programa Liceus de Ofício capacitou 3.188 alunos em 162 turmas. O curso mais procurado foi o de Desenvolvimento de Habilidade e Competências, que oferece noções de empreendedorismo pessoal, ética e qualidade no trabalho, formação pessoal, relacionamento interpessoal e etiqueta para o trabalho. Com 20 horas/aula, o curso é oferecido gratuitamente em todos os Liceus de Curitiba.
Aprovação - No ano passado, os cursos de qualificação profissional ofertados pelo programa Liceus de Ofício receberam aprovação de 98% dos alunos, de acordo com pesquisa de acompanhamento do programa, feita em novembro pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI), com 1.481 participantes do programa.
A pesquisa também mostrou que 69% dos entrevistados afirmaram que os cursos ajudaram na hora de conseguir um emprego, 51% declararam que sua renda aumentou e 86% pretendem concluir outras capacitações nos Liceus. Todos os entrevistados disseram que recomendariam os cursos a amigos e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário