Seguidores

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ARQUITETURA E MODA UNIRAM-SE NO PROJETO DA SALA DE IMPRENSA DO XXII CRYSTAL FASHION

Arquiteto Jorge Elmor assinou ambientação do espaço destinado aos jornalistas

Em sua 22.ª edição, o Crystal Fashion, que aconteceu em Curitiba, de 12 a 17 de abril, consolidou-se como um evento de amplitude nacional. A semana de moda, considerada a mais importante do Sul do país, conquistou projeção na mídia brasileira ao longo dos anos. Por conta disso, durante sua realização, profissionais da imprensa de todo país vêm a Curitiba para fazer a cobertura dos desfiles e demais acontecimentos. A fim de oferecer aos jornalistas uma estrutura completa, que contemple um ambiente de trabalho e ao mesmo tempo de descanso, a Sala de Imprensa foi cuidadosamente estudada. O projeto arquitetônico do espaço foi assinado pelo arquiteto Jorge Elmor, que possui especialização em países como Japão, Espanha e Áustria.
A arquitetura, o design e a moda sempre tiveram relações estreitas ao longo da história. Cada um com suas características marcantes, especialmente no que tange à perenidade ou à perpetuidade das criações. Fato é que, com o mundo todo ao alcance na tela do computador, as fontes de inspiração são as mais diversas e confluentes, nos mais variados campos criativos. “A máxima desta interação é o trânsito de profissionais entre as áreas. Vimos Karin Rashid, Zaha Hadid ou os irmãos Campana fazendo criações para a marca Melissa. Ou o caminho contrário, de Gianfranco Ferrè e Fernando Pires, que se formaram em arquitetura antes de se dedicarem completamente à moda”, explica o arquiteto Jorge Elmor.
De acordo com Elmor, no projeto da Sala de Imprensa, as referências da moda surgiram das linhas prêt-à-porter. “Queríamos que o espaço tivesse um despojamento utilitário”, diz. Os móveis que compuseram o ambiente são da linha Webstation, da Flexiv, por conta do dinamismo e da flexibilidade que sua configuração proporciona. “No Crystal Fashion, os jornalistas precisam de uma área de trabalho que seja extremamente funcional, pois as notícias correm a todo o momento. A divulgação é praticamente em tempo real. Portanto, precisávamos criar um espaço que desse todo o suporte aos profissionais”.
A velocidade do processo de informação serviu de inspiração para a criação dos painéis fixados na parede, confeccionados pela MR Móveis. Eles serviram de apoio para o clipping de notícias que ficou visível a todos os usuários da sala de imprensa. “As linhas horizontais e aerodinâmicas refletiram bem o dinamismo do trabalho ali realizado”, comenta o arquiteto. Ele conta que a ideia era criar uma atmosfera estimulante, colorida, quase lúdica. “Achamos que esta descontração seria uma injeção de ânimo a estes maestros da comunicação. Para vencer as intermináveis horas de trabalho, propusemos áreas de lounge para descanso”. Os móveis da Inove seguiram a concepção do projeto, apresentando linhas modernas e arrojadas sem abrir mão do conforto.
Outra novidade foi a “vitrine” que delimitou o estande. O objetivo foi transformar a rotina dos jornalistas num reality work-show, no qual todos os visitantes puderam acompanhar a produção de notícias (virando notícia). “Queríamos que a sala de assessoria de imprensa fosse, por si só, um veículo de mídia. Por isso a plotagem da Macrovisa aplicada no piso, subindo pelas paredes, como se fosse uma gráfica imprimindo a notícia. Finalizando a concepção do espaço propusemos um projeto luminotécnico com luz abundante, que facilitasse a leitura e boa visualização dos painéis de clipping”.

A “vitrine” concebida por Jorge Elmor transformou a rotina dos jornalistas num reality work-show, no qual todos os visitantes puderam acompanhar a produção de notícias;

A linha Webstation, da Flexiv, conferiu dinamismo e flexibilidade às estações de trabalho da imprensa;
Destaque da ambientação foi a plotagem da Macrovisa aplicada no piso, subindo pelas paredes, como se fosse uma gráfica imprimindo a notícia;
O espaço recebeu ilustres convidados, como o ator Gustavo Leão, que deu entrevistas à imprensa. Na foto ele aparece com uma das peças do mobiliário da Flexiv.
Crédito: Naideron Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário