Seguidores

terça-feira, 6 de abril de 2010

Descubra tudo sobre gastrite e refluxo

Especialista do Acesso Saúde fala sobre os sintomas e tratamentos


De repente uma sensação de queimação logo após a refeição... cuidado, você pode estar com gastrite, um mal que atinge cerca de 70% dos brasileiros. Outro problema pouco conhecido é o refluxo, que faz muitas vítima. Mas o que as doenças tem em comum? O médico especialista em gastroenterologia do Acesso Saúde, Sergio Alexandre Liblik, explica tudo e dá dicas para ficar livre das doenças.
´´A maior parte das pessoas que tem um diagnóstico de gastrite é tratada equivocadamente uma vez que os sintomas são muito parecidos com outras condições como a antiga gastrite nervosa, intolerância à lactose, enteroparasitoses e alergias alimentares, o que pode confundir muito. A procura por um expecialista leva ao disgnóstico preciso e isso faz a diferença´´, explica o especilista.

O que é gastrite? Quais os sintomas?

Dr. Sérgio Alexandre Libik: Para responder esta é pergunta, convém explicar que cada pessoa entende gastrite como uma coisa diferente. O médico que faz uma endoscopia dirá que é uma inflamação na mucosa (que é a "pele") de dentro do estômago. Um médico clínico dirá que é aquela sensação de queimor provocada por uma inflamação no estômago. Por outro lado, as pessoas em geral chamam de gastrite praticamente toda e qualquer dor na barriga. Por isto, para entendermos o que é gastrite, é necessário ouvir o que o paciente conta, o que ele sente. Temos que normalmente a gastrite causa uma sensação de azia ou queimor na região epigástrica ("boca do estômago") que costuma ser recorrente (vem e vai) piorando conforme o que come ou melhorando conforme o que come. Se você tem isto, é possível que tenha gastrite o que só poderá ser confirmado por uma endoscopia.

O que é refluxo? Quais os sintomas?

Dr. Sérgio Alexandre Libik: A doença do refluxo gastroesofágico consiste num vazamento (refluxo) de conteúdo do estômago para o esôfago, provocando por causa da acidez natural do estômago alguns sintomas como pirose (queimor atrás do peito), azia, sensação na garganta como irritação, além de em alguns casos provocar tosse, sinusite, rinite, asma, erosões nos dentes, halitose...

Quais os principais fatores que levam a pessoa ter gastrite e refluxo?

Dr. Sérgio Alexandre Libik: A gastrite costuma ser causada por remédios que agridem o estômago e também por uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H. pylori) que pode provocar infecção e inflamação do estômago, podendo apresentar uma evolução para úlcera ou mesmo o câncer. Já o refluxo é causado por uma frouxidão na válvula que separa o esôfago do estômago, o que costuma acontecer com o ganho de peso e uma alimentação inadequada, eventualmente associada com a formação de um tipo de hérnia chamado hérnia hiatal.

Quais as dicas para as doenças?

Dr. Sérgio Alexandre Libik: Atualmente com os exames mais modernos, conseguimos curar boa parte dos casos de gastrite e refluxo, uma vez que conseguimos encontrar a causa exata e portanto tratar especificamente. Aquela história do paciente que tem gastrite crônica não é mais comum: quase sempre há um tratamento curativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário