Seguidores

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PEQUENO COTOLENGO DO PARANÁ COMPLETA 45 ANOS

A história da construção do Pequeno Cotolengo iniciou-se em 1959 quando Dom Manuel da Silveira D’Eboux, na ocasião Arcebispo de Curitiba, visitou a Pequena Obra Da Divina Providência, monumento deixado por São José Benedito Cotolengo e São Luis Orione, na Itália. Ele interessou-se pela filosofia espiritual de ajuda as pessoas deficientes, e Curitiba precisava de uma obra de caridade.
Recursos Financeiros não havia, todos confiavam na Divina Providência. Um casal de religiosos, Antonio e Maria Tokarski doaram um terreno no Campo Comprido. Com o apoio de voluntários e colaboradores começaram os trabalhos na abertura de estrada e corte do mato. Havia um único sonho: Construir a Vila da Caridade.
A fundação do Cotolengo data no dia 25 de março de 1965. A administração era realizada por padres e irmãs. Realizavam as quermesses, festas animadas e organizadas pela comunidade, com objetivo de arrecadar fundos para iniciar as construções. Um grupo de voluntários organizava os churrascos beneficentes num local bastante precário, mas com a presença de inúmeras pessoas que estavam dispostas a colaborar.
No início eram atendidas 25 meninas com deficiência mental, algumas com problemas físicos. E, totalmente dependentes, em situação de abandono. A Entidade era mantida com doações da comunidade. Contudo, a Instituição foi crescendo e hoje o Pequeno Cotolengo do Paraná é referência no atendimento prestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário