Seguidores

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COM VISUAL LIMPO E CONTEMPORÂNEO, EDIFÍCIO CONFERE “LEVEZA” AO CENTRO DE CURITIBA

Pensado de forma a não interferir no aspecto histórico da Barão do Rio Branco, residencial Lifespace une tecnologia e neutralidade em perfeita harmonia com o entorno
Uma arquitetura limpa, contemporânea, sem detalhes rebuscados. Assim pode ser definido o estilo adotado no projeto do residencial Lifespace Estação, da Invespark Empreendimentos Imobiliários. O edifício, que está sendo erguido na Rua Barão do Rio Branco, Centro de Curitiba, deve dar nova cara à região, mas sem interferir no aspecto histórico da via e dos imóveis ali localizados.
O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Doria Lopes Fiuza Arquitetura, com interiores de Mônica Thá e paisagismo de Takeda Arquitetos Paisagistas. São 349 apartamentos dispostos em 12 tipos de plantas diferentes. Uma característica que o arquiteto Waldeny Fiuza considera das mais marcantes. “Não é nada repetitivo”, define. Atributo que torna o projeto complexo, mas dinâmico.
A quantidade de habitações aliada ao estilo do edifício promete dar vida à região. “O fato de ele ser mais limpo, com volume puro, associa-se a essa característica”, explica Fiuza. As cores do prédio – azul, branco e camurça – dão o ar de jovialidade, mas com discrição. “Procuramos destacá-lo um pouco na paisagem urbana da região, que não tem muita cor. Não usamos cores berrantes, nem fortes, mas que tiram a mesmice em relação aos volumes que estão em volta”, explica.

O edifício apresenta uma volumetria contemporânea, com torre escalonada, de 23 pavimentos, agregada a uma casa secular, datada de 1890. A disposição permite integrar a obra ao entorno histórico. “Com o escalonamento, a torre não ‘achata’ os imóveis históricos e também não interfere tanto na paisagem para quem anda pela Barão do Rio Branco”, diz o arquiteto.
A área comum é um dos pontos altos, principalmente onde fica a residência antiga, que abriga o hall de entrada e estruturas de convívio, como cafés - inclusive com internet -, sala de leitura, espaço para estudo e reuniões, biblioteca e sala de jogos. “A área de lazer esportivo, como as piscinas e fitness, optamos por deixar mais para trás”, cita. O imóvel histórico já estava restaurado de acordo com as especificações do Patrimônio Histórico do Estado e assim foi mantido. A única adaptação foi a instalação de um elevador, já que a casa dispõe de dois andares e um ático. Do imóvel histórico à torre, uma passarela de vidro faz a conexão, dando aspecto de leveza. A arquitetura despojada de elementos decorativos também torna a edificação atemporal – ou seja, não corre o risco de parecer antiquada independente do estilo em voga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário