Seguidores

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COMUNIDADE ESCOLA REÚNE 1.600 VOLUNTÁRIOS E PARCEIROS

O ex-prefeito de Curitiba Beto Richa participou na noite desta quarta-feira (19) da cerimônia de certificação de voluntários e parceiros do Programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba. O programa, que abre escolas municipais para atividades educativas e de lazer nos fins de semana, foi criado por Beto Richa em 2005. A convite do prefeito Luciano Ducci e da secretária municipal de Educação, Eleonora Fruet, mais de 1.600 pessoas participaram do encontro, no Restaurante Madalosso, em Curitiba.
“O programa é um ponto de mobilização social e só chegou a esse patamar devido ao potencial humano envolvido, quatro vezes maior que a população da cidade”, observou Ducci. Desde que foi criado, o programa registrou 6 milhões de participações.
A secretária Eleonora Fruet destacou que o programa foi um compromisso do Plano de Governo do então prefeito Beto Richa, registrado em cartório. “Foi um compromisso cumprido. Lembro que o lançamento do programa foi na escola Maria Marli Piovezan”, recordou Eleonora.

Participação da comunidade

Para Beto Richa, o programa é bem-sucedido graças ao envolvimento da comunidade. “O programa fortalece as relações das famílias com a escola, promove a construção da cidadania e cresce muito com a participação dos voluntários, que demonstram sempre solidariedade e fraternidade com o próximo", disse. As 84 escolas participantes do programa ficam abertas para a comunidade nos fins de semana e também em horários noturnos, em dias sem atividades letivas programadas. Nesse espaço, a comunidade encontra alternativas de lazer e de educação, gratuitas, nas áreas de saúde, empreendedorismo, cidadania, esporte e cultura.
As atividades são planejadas por um grupo de representantes da comunidade, da escola e da prefeitura. As oficinas são desenvolvidas por voluntários, instrutores, servidores municipais e estudantes universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário