Seguidores

terça-feira, 4 de maio de 2010

CONSTRUTORA HUGO PERETTI PRESENTEIA CURITIBA COM OBRA DE ARTE URBANA

Grafiteiros pintam painel no tapume do edifício Torri di Montalcino, no Alto da Glória

Marginalizado até bem pouco tempo, o grafite é uma manifestação artística que ganha adeptos a cada dia. A arte que humaniza o espaço urbano e dá cor e beleza aos muros da cidade foi a maneira escolhida pela Construtora Hugo Peretti para presentear os curitibanos. A empresa convidou os artistas visuais Paulo César Oliveira e Cléverson Paes Pacheco para criar o primeiro painel do projeto “Imagens da Itália dos nossos sonhos”, com a pintura do tapume do edifício Torri di Montalcino, localizado na Rua Mauá, no Alto da Glória. A cada novo lançamento imobiliário da Hugo Peretti, Curitiba ganhará uma nova intervenção artística com os tapumes estilizados, verdadeiros quadros a céu aberto inspirados em temas dos países e cidades que darão nome aos empreendimentos em construção.
“A arte de rua é diferente da pichação simples, feita para danificar ou marcar muros. O grafite é reconhecido e é utilizado em muitos lugares da Europa com valor artístico legítimo e incontestável, quando disciplinado e feito com planejamento, torna-se agradável e atraente’”, afirma o diretor geral da Construtora Hugo Peretti, o engenheiro civil Hugo Peretti Neto. O objetivo da construtora é criar quadros urbanos em seus tapumes e oferecer às pessoas uma sensação mais agradável, mais suave e mais criativa. O tapume de uma obra não precisa ser feio e sujo. Ele pode e deve ser bonito e, no caso da construtora, levar mensagens às pessoas. “A partir de agora, usaremos mais o grafite com inúmeros temas sempre relacionados aos nossos empreendimentos. Deste modo, criamos um quadro que emoldura nossas obras. Começaremos pela tela do Torri di Montalcino”, declara Peretti Neto.
O grafiteiro Paulo César Oliveira, conhecido como Paulo Auma, conta que o painel pintado no tapume do Torri di Montalcino possui um tamanho de 33m X 3,20m. “O trabalho faz um recorte da Itália, trazendo uma releitura de vários pontos turísticos conhecidos no país, como o Coliseu, a Torre de Pisa, as gôndolas de Veneza, entre outras cenas”, diz. A obra apresenta tons de amarelo, preto e cinza, harmonizando-se com a vista repleta de árvores presentes no terreno onde será construído o edifício. “Optamos por um traço mais realista, que pudesse mostras bem as imagens italianas tão conhecidas mesmo por quem ainda não esteve naquele país”, explica Paulo Auma.
Cléverson Paes Pacheco, o “Café”, integra a dupla de artistas convidada pela Hugo Peretti para o trabalho. As obras de Café e Paulo Auma são bastante reconhecidas na cidade de Curitiba, onde eles assinam vários projetos em grafite, sendo muitos deles premiados. Viadutos como o do Xaxim, Ruas da Cidadania, parques como o do Cambuí e diversos outros espaços fazem parte da lista de localidades contempladas com a arte urbana dos dois artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário