Seguidores

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Richa no Fórum Diocesano Leão XIII: Litoral não pode ser lembrado apenas no verão

O pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa, participou da abertura do 2º Fórum Diocesano Leão XIII, promovido pela Mitra Diocesana, em Paranaguá, nesta terça (18). Mais de 900 pessoas, entre professores e estudantes do Colégio Diocesano e do Instituto Superior do Litoral (Isulpar) e da comunidade local, reuniram-se na Catedral Diocesana para ouvir Richa falar sobre seu plano de governo e as questões importantes para o litoral.

“O Litoral não pode ser foco das atenções do governo apenas durante a temporada de verão. Aqui vivem cidadãos e famílias que merecem respeito, atenção e infraestrutura adequada durante os 12 meses do ano”, disse Richa. “O Litoral precisa de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, precisa melhorar o saneamento e também ter um hospital de referência e programas de atenção à saúde da mulher, da criança e do idoso”, disse.
Além de falar sobre as diversas políticas públicas que foram implantadas com sucesso em todas as áreas da administração na Prefeitura de Curitiba, Richa tocou em questões consideradas fundamentais para a comunidade de Paranaguá e de todo o Litoral, como a segurança pública. “O Paraná tem hoje um efetivo policial inferior ao que tinha há 20 anos. É um total descaso, se considerarmos o crescimento populacional nesse período e o aumento brutal da violência”, disse Richa.
O pré-candidato do PSDB falou de sua atuação como deputado, quando fez o projeto que criou o Fundo Estadual de Prevenção às Drogas, e na Prefeitura de Curitiba, onde implantou a primeira secretaria municipal antidrogas do país. “É preciso ter políticas públicas de segurança pública que sejam enérgicas e eficazes. Fazer parcerias com a União, com a Polícia Federal, com municípios, com entidades da sociedade, mas também precisamos combater as causas da violência, que são mo desemprego e as desigualdades sociais”, disse.
Richa destacou a importância de retomar os estudos para resolver a questão da construção de um novo presídio no litoral. “Sabemos da situação precária da Cadeia Pública de Paranaguá, que tem vagas para 30 pessoas e hoje abriga mais de 200 presos, em condições sub-humanas”, afirmou. “Sabemos também que existe um projeto para construir um presídio, que foi engavetado pelo governo. Sabemos até o valor e que existe uma área doada pelo município para retirar esse nó do centro de Paranaguá”, disse.
O arcebispo de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos, entregou a Beto Richa um abaixo assinado com 4.278 assinaturas recolhidas em todas as paróquias dos sete municípios do litoral do Paraná, pedindo que no próximo governo seja construído um presídio no litoral.
Atendendo o tema do primeiro dia do Fórum, “Economia e Vida”, tema da Campanha da Fraternidade de 2010, Richa falou sobre a necessidade de retomar os investimentos e a melhorar a gestão dos portos de Paranaguá e Antonina. “O porto é fundamental, porque hoje estamos perdendo cargas para portos de estados vizinhos, por falta de calado e outros investimentos, mas a cidade também precisa de programas de qualificação profissional, de empresas e indústrias que gerem empregos para reduzir a dependência do porto”, afirmou. “Da mesma forma, acredito que é plenamente possível promover o desenvolvimento sustentável da região litorânea, ou seja, crescer sem desrespeitar o meio ambiente”, disse.
Além de Richa, o professor doutor Ricardo Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, também fez uma palestra durante o Fórum Diocesano, onde traçou um panorama atualizado apresentando os avanços da economia nacional nos últimos anos. “Estamos avançando em todas as áreas e podemos nos tornar uma grande potência, mas o Brasil ainda precisa deputar seu sistema político e para isso é preciso contar com as pessoas de boa fé”, disse Oliveira. O 2º Fórum Diocesano Leão XIII prossegue até esta quinta-feira (20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário