Seguidores

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Inverno da Lafort é inspirado no Théâtre de la Mode

As atenções do mercado da moda paranaense já estão voltadas para o 5º Paraná Business Collection, que acontece entre os dias 14 e 19, no CIETEP, em Curitiba. Na programação de desfiles, a curitibana Lafort é a segunda grife a mostrar ao público suas apostas para o próximo inverno. O desejo de reinvenção e a criatividade dos profissionais da haute couture ao criar o Théâtre de la Mode, no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial, foram as fontes de inspiração da Lafort.
A delicada feminilidade do estilo lady like, que traz de volta o glamour do new look, é uma das tendências apresentadas na coleção. Saias com silhuetas marcadas, vestidos amplos, laços, tricots elaborados e modelagens diferenciadas estão presentes. Segundo a estilista Lea Okamoto Ramos, o inverno Lafort será marcado pela presença do couro, da renda e dos pelos. “Trazemos looks que retratam a postura feminista e libertária de uma mulher à frente de sua época, uma referência a Coco Chanel. Temos também trajes mais simples, com referencia ao minimalismo, mas que revelam um visual impactante e sofisticado, além do romantismo e da feminilidade do estilo lady like”, revela. Na paleta de cores do desfile aparecem o caramelo, o laranja, off white, preto e grafite.
A empresária Irit Czerny explica que trazer o espírito da haute couture e do Théâtre de la Mode para a coleção, reflete o momento atual do mercado de moda, que exige atualização constante, mas também uma visão consciente. “Diante da escassez de mão de obra temos promovido a qualificação de internas da Penitenciária Feminina de Piraquara, em um projeto social que garante dignidade às presas e capacitação necessária para elas trabalharem depois que cumprirem a pena”, conta Irit. Com o treinamento recebido, as internas fazem o trabalho artesanal nas aplicações e bordados, que conferem exclusividade às roupas da Lafort.
Théâtre de la Mode - A Segunda Guerra Mundial marcou profundamente a economia do século XX e a moda foi uma das áreas que mais sofreu com a situação, enfrentando rígidas limitações, principalmente com a escassez de tecidos. Como forma de revitalizar a indústria da moda, a haute couture parisiense apresenta, em 1945, o Théâtre de la Mode, uma exposição com trajes considerados “a perfeição em miniatura”. As criações eram apresentadas aos clientes em modelos cujo tamanho era de cerca de um terço da altura de uma pessoa, mas com o mesmo rigor e requinte de detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário