Seguidores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nova solução para o lixo hospitalar será apresentada em Curitiba

Equipamento inovador, que transforma lixo hospitalar em resíduo comum, é lançado no Brasil
Os irmãos, o publicitário Vinny Gennaro e a distribuidora da Newster no Brasil, Beatriz Gennaro.
Crédito: Ricardo Pacak

Curitiba será palco de uma importante apresentação na área da saúde na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro, no Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná, e receberá médicos e responsáveis de hospitais de outros locais do Brasil para conhecer um equipamento inédito: o Newster 10, um esterilizador de resíduos de saúde potencialmente infectados.
Trata-se de um aparelho inovador, único no país, que transforma resíduos infectados (lixo hospitalar) em lixo comum. O equipamento será lançado primeiramente em Curitiba, pois já apresenta todas as licenças necessárias para entrar em funcionamento em hospitais e clínicas do Paraná. O Newster 10 foi desenvolvido para triturar e esterilizar esses materiais sem produzir efeitos poluidores ao meio ambiente, além de reduzir sensivelmente os gastos com a destinação do lixo hospitalar, já que trata os resíduos e depois é possível descartá-los em lixo comum.
O aparelho em funcionamento tem a capacidade para transformar resíduos com peso entre 15 kg e 18 kg por 25 ou 30 minutos. Os resíduos sofrem decomposição térmica de proteínas, ruptura de membranas celulares e modificação química dos componentes celulares. Para isso, a tecnologia utiliza uma câmara hermética, com pressão atmosférica a altas temperaturas em um ambiente úmido. Os processos acontecem da seguinte maneira: dentro da câmara há uma parte giratória com lâminas que desintegra, agita e aquece os resíduos por meio de impactos e atritos. Quando a temperatura chega a 155ºC, o aparelho borrifa água vaporizada para garantir o processo de esterilização.
Com isso, torna-se possível esterilizar resíduos de saúde considerados potencialmente infectados pela presença de microorganismos perigosos para o homem e meio ambiente, como seringas, agulhas, bisturis descartáveis, sondas cateteres, caixas vazias de medicamento, faixas, tampões, filmes plásticos, materiais para diálise, sacos, garrafas, amostras de substancias fisiológicas, além de resíduos cirúrgicos, infectados e materiais orgânicos.
O material, depois de tratado, tem redução aproximada de 70% de seu volume e de 30% do peso, livre de corpos cortantes, com aspecto irreconhecível. Com isso, o sistema proporciona segurança e a diminuição de riscos de infecção hospitalar. Para criar o Newster 10 foi necessário desenvolver uma pesquisa avançada, com detalhes técnicos.
A tecnologia se diferencia dos procedimentos que já acontecem para a destinação do lixo hospitalar. Entre esses processos, por exemplo, na autoclave e microondas os resíduos conservam suas características físicas e não há redução de peso. Já a incineração gera poluição em níveis não aceitáveis. Por isso, atualmente o Newster 10 é o processo mais benéfico em termos de economia, sustentabilidade e segurança contra infecções.
No Brasil, o aparelho é distribuído pela TRAADEX Importação e Exportação de Produtos Manufaturados LTDA, uma empresa especializada em representação de produtos de segmentos como médico-hospitalar, informática, eletrônico, entre outros para o litoral e interior do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário