Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Saibro é uma das causas do assoreamento dos rios, diz vereador

O assoreamento dos rios causa enchentes e outros transtornos para a população. O vereador Jair Cézar (PSDB) aponta o saibro e a terra das ruas como um dos fatores mais preocupantes. “A chuva carrega este material para os rios e diminui a vazão da água”, afirma.
“Para solucionar o problema é preciso fazer a retirada da terra e do lixo depositado no fundo dos rios através de dragagens”, avalia Jair Cézar, lembrando que a prefeitura de Curitiba já realizou centenas de atendimentos para desobstrução de galerias e córregos entupidos pelo lixo neste ano. Em ruas do Bairro Alto, como a República da Síria, as equipes tiveram que usar caminhões sugadores para a limpeza de uma grande quantidade de areia em galerias. O material foi arrastado de obras de residências no bairro.
Apesar da agilidade do município, Jair Cézar ressalta que “estas intervenções precisam ser feitas ao longo de todo o percurso dos rios, não apenas em pontos críticos.”
Diz também que medidas de prevenção podem ser realizadas para diminuir o assoreamento. De acordo com o vereador, é preciso estudar maneiras de reduzir o desgaste do solo em ruas e canteiros de obras, além de trabalhar pela conscientização da população ribeirinha sobre o descarte apropriado do lixo.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Obras Públicas retirou mais de 180 toneladas de lixo dos rios de Curitiba. “Mas a busca por uma solução para o assoreamento precisa envolver todas as prefeituras da Região Metropolitana, já que alguns dos rios passam por mais de um município”, conclui Jair Cézar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário