Seguidores

domingo, 3 de abril de 2011

Festa do Centenário Holandês em Carambeí

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de festa, de 1 a 4 de abril
A inauguração do Parque Histórico de Carambeí coincide propositalmente com a Festa do Centenário da Imigração Holandesa. Mas enquanto o parque abre apenas no sábado, a celebração já tem início às 19 horas de sexta-feira, dia 1º de abril, no Clube Social da cidade. A programação inclui encontro de lideranças, coquetel, palestra e show de humor. Em seguida, às 23h30, a banda Chimarruts se apresenta no centro de Carambeí.
No sábado, o parque abre as portas às 9h15. Para o dia, estão programados desfile temático com Banda Marcial, inauguração da Vila Histórica de Carambeí com show aéreo e balonismo (12h45) e show piro musical (21h), entre outros. Um dos pontos altos é a apresentação de grupos folclóricos, programada para as 14h30.
O domingo começa com a Meia Maratona do Centenário, que tem saída do centro às 9h. No parque, a partir do meio dia, artistas circenses, músicos e grupos folclóricos realizam apresentações. O dia ainda conta com competições esportivas (Free Style MotoCross e Dirt Jump Bike) e shows à noite, também no centro da cidade. Outras atrações imperdíveis são o festival de tortas e artesanato e a exposição de orquídeas. Saiba mais acessando www.parquehistóricodecarambei.com.br.

Orquestra Laranja

Uma atração internacional animará as tardes da Festa do Centenário da Imigração Holandesa, no Parque Histórico de Carambeí. Trata-se da banda Kleintje Pills, um dos mais famosos grupos musicais da Holanda. As apresentações ocorrerão nos dias 2, 3 e 4. Com o repertório bastante versátil, a orquestra é conhecida por sempre animar o público. Formado por onze músicos, em 1975, o grupo mantém reputação nacional e internacional, sempre levando a cultura holandesa por onde passa. “É uma grande honra para nós, da Kleintje Pils, termos sidos convidados pelos organizadores do Centenário da Imigração Holandesa no Brasil”, disse Ruud Bakker, líder da banda.

Apesar de vir apresentar um pouco da cultura batava, o grupo promete misturar os estilos musicais. “Nós já estamos ensaiando há algumas semanas os sons do samba da América do Sul. Músicas como Copacabana, Lambada, Samba de Janeiro e Si Tu Vas ao Rio de Janeiro não faltarão”, afirmou Bakker. A Orquestra Laranja é conhecida por suas apresentações nos festivais de patinação no gelo, de futebol e nos Jogos Olímpicos de Inverno, além da participação no casamento do príncipe holandês Willem-Alexander com princesa Maxima, em 2002.

Falando de Histórias

Para o dia 4 de abril, está programado o lançamento do segundo livro da Coleção Imigrantes. Intitulada Falando de Histórias, a obra é o primeiro volume de uma coletânea de doze temas sobre a vida dos imigrantes holandeses em Carambeí desde a sua fundação, há cem anos. Os assuntos abordados na edição são: sociabilidades, religiosidade, mulheres, arte e cultura, arquitetura e cooperativismo. Outros seis temas vão compor o próximo volume.

A produção da obra envolveu vários historiadores e teve a curadoria da Associação do Parque Histórico de Carambeí e organização do professor Niltonci Chaves. Durante as pesquisas, os escritores contaram com a colaboração da comunidade, que participaram da série de encontros Falando de Histórias, realizados na Casa da Memória. Segundo o professor Chaves, a utilização do nome dos eventos para o título dos livros não estava programada. “Estávamos com os textos quase finalizados quando surgiram os encontros Falando de Histórias, mas a participação da comunidade foi de tamanha contribuição, que nada mais justo do que dar o nome das reuniões para as obras”, explica.

Um comentário: