Seguidores

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Gerson Köhler participará de curso multidisciplinar sobre ronco e apnéia do sono

No próximo dia 16, Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista facial da Köhler Ortofacial e membro da Associação Brasileira de Sono, participará do 2º Curso Multidisciplinar de Atualização em Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono em Adultos. O evento será realizado pelo Centro de Distúrbios do Sono do Hospital IPO, em Curitiba (PR). O hospital IPO é referência na América Latina em distúrbios do sono e é coordenado pela médica Adriane Zonato, especialista em sono do corpo clínico do Instituto Paranaense de Sono de Curitiba.

De acordo com o Consenso Brasileiro de Ronco e Apnéia do Sono (CBRAS), com base na classificação internacional dos distúrbios do sono da Academia Americana de Medicina do Sono, os ortodontistas e ortopedistas faciais são os profissionais da odontologia que atuam – sempre de forma interdisciplinar com outros especialistas – no tratamento da minimização dos roncos noturnos e de determinados tipos e intensidades de apnéias e hipopnéias do sono.
“Os ortodontistas e ortopedistas faciais vêm ocupando gradativamente seu espaço nas equipes médicas interdisciplinares que atuam na área de normalização do sono, sempre com atuação delimitada com base nos consensos médicos. As anormalidades morfológicas craniofaciais – área de atuação dos ortodontistas – estão entre as inúmeras causas geradoras dos distúrbios do sono”, ressalta Köhler.
O especialista ressalta ainda que os ortodontistas atuam através da prescrição de aparelhos intrabucais reposicionadores de mandíbula e língua, exercícios para tonificação da musculatura bucofacial e com uma nova linha de máscaras faciais que evitam a respiração bucal, indicadas para quem não consegue se acostumar com os aparelhos intrabucais e os CPAPs. “Os cuidados com os distúrbios do sono costumam ser interdisciplinares em função de suas variadas causas”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário