Seguidores

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Data alerta para a prevenção do glaucoma

Nesta quinta-feira (26), comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo

Prevenção é o melhor remédio para evitar a perda total da visão causada pelo glaucoma, doença que afeta aproximadamente 2% da população brasileira e uma das principais causas da cegueira. Por não manifestar sintomas, as pessoas percebem que estão com o problema quando é tarde demais. O alerta é da Dra. Letícia Trevisan Tecchio, que chama a atenção para a importância de visitas periódicas ao oftalmologista.
O Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Glaucoma é comemorado nesta quinta-feira (26). A enfermidade se inicia de forma bastante lenta e tem como complicador o fato de, na maioria dos casos, não apresentar sinais. "A perda de visão ocasionada por um glaucoma é irreversível, por isso são fundamentais o diagnóstico e o tratamento da doença", ressalta a oftalmologista, informando que a falta de sintomas é, na verdade, uma espécie de alerta que todas as pessoas, após completar 40 anos de idade, devem ter. "Já que os sintomas normalmente não aparecem, é preciso então consultar um oftalmologista regularmente", recomenda. "O glaucoma é uma das doenças que mais causa cegueira, mas é possível diagnosticar e tratar", observa a médica, que atua na Clínica Schaefer.
Dra. Letícia Trevisan Tecchio
"Mesmo não apresentando sintomas, o oftalmologista pode diagnosticar o glaucoma verificando com exames se há aumento da pressão do olho e alterações no nervo óptico, indícios que apontam a doença", explica Letícia Tecchio. Segundo ela, a pressão se eleva quando ocorre diminuição na filtração do liquido que circula dentro do olho. Com o tempo, o aumento da pressão intra-ocular pode causar danos irreversíveis ao nervo óptico, que é responsável pela transmissão da visão formada dentro do olho até o cérebro, onde é interpretada. Caso o glaucoma seja diagnosticado, pode ser controlado com o uso contínuo de medicamentos, com tratamento cirúrgico a laser ou cirurgia convencional. "Os tratamentos não revertem problemas de perda de visão (cegueira parcial ou total), o melhor mesmo é prevenir e procurar tratamento o mais cedo possível", ensina.
A oftalmologista alerta ainda que, além da idade, o glaucoma costuma se manifestar mais em pessoas afrodescendentes, com história familiar da doença, míopes, diabéticos e aqueles que utilizam medicamentos à base de cortisona. "Esses fatores reforçam a necessidade da prevenção e da visita regular ao oftalmologista", recomenda Letícia Trevisan.
A médica esclarece também que existem diversos tipos de glaucoma. O crônico simples é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos; o congênito é quando se nasce com o problema; no agudo a pressão ocular sofre uma elevação rápida, causando uma dor tão intensa que o paciente pode ter náuseas e vômitos; e já o secundário pode aparecer em decorrência a enfermidades ou traumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário