Seguidores

domingo, 15 de maio de 2011

João Ubaldo Ribeiro abre Paiol Literário 2011

Acontece de maio a dezembro de 2011, a sexta temporada do projeto Paiol Literário. Realizado pelo jornal Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná, Fiep e Fundação Cultural de Curitiba, o evento traz à capital paranense, para bate-papos com o público, alguns dos mais importantes escritores do Brasil. A abertura será na próxima sexta-feira (13 de maio), às 20 horas, com João Ubaldo Ribeiro.
Além de João Ubaldo, estão confirmados para os encontros realizados no Teatro Paiol os escritores Bartolomeu Campos de Queirós (7 de junho), Ana Paula Maia (5 de julho), Márcio Souza (9 de agosto), Ruy Castro (5 de setembro), Nuno Ramos (17 de outubro) e Martha Medeiros (8 de novembro). Além disso, acontecerá também uma edição especial na abertura da Bienal do Livro do Recife, em 23 de setembro, com Ronaldo Correia de Brito.
Com mediação do editor e jornalista Rogério Pereira, todos os encontros, com início previsto para as 20 horas, serão reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site www.rascunho.com.br, mantido em parceria com o jornal Gazeta do Povo. Outra parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) transformará os encontros do Paiol Literário em um programa da recém-criada ÓTV.

Programação 2011:

13 de Maio
JOÃO UBALDO RIBEIRO nasceu em Itaparica (BA), em 1941. Passou a infância entre Aracaju e Salvador. Em 1957, começou a trabalhar como jornalista, tendo exercido os cargos de repórter, redator e editorialista. Como escritor, além dos romances O Sorriso do Lagarto, Viva O Povo Brasileiro e Sargento Getúlio, Ubaldo assinou roteiros para televisão e participou da elaboração do texto que deu origem ao filme Deus é Brasileiro, dirigido por Cacá Diegues. Atualmente, o escritor também colabora para o jornal O Estado de S. Paulo, para o qual elabora uma crônica semanal comentando os principais temas do cotidiano, assim como algumas de suas memórias. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1993, João Ubaldo ocupa a cadeira 34. Vive no Rio de Janeiro (RJ).


7 de Junho
BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS nasceu em Papagaio (MG), em 1944. É um dos principais autores brasileiros de literatura infanto-juvenil. Estreou em 1974 com O Peixe e o Pássaro. Já recebeu diversos prêmios literários, como o Jabuti e o Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil. Recentemente, lançou Vermelho Amargo, seu primeiro romance para o público adulto.

5 de Julho
ANA PAULA MAIA nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. É autora dos romances O Habitante das Falhas Subterrâneas (2003), A Guerra dos Bastardos (2007) e Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos (2009). Recentemente, lançou o romance Carvão Animal.

9 de Agosto
MÁRCIO SOUZA nasceu em Manaus (AM), em 1946. Aos 14 anos começou escrevendo críticas de cinema para um jornal local e em 1965 deixou Manaus para estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance, Galvez, Imperador do Acre, foi um enorme sucesso de crítica e de vendas. É autor ainda de Mad Maria, A ordem do dia, O mundo perdido, além da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro. É também roteirista de cinema, dramaturgo e diretor de teatro e ópera. Dirige atualmente o TESC (Teatro Experimental do Sesc do Amazonas), grupo teatral que foi pioneiro na luta pela preservação da Amazônia.

5 de Setembro
RUY CASTRO nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. Publicou, entre muitos outros, as biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e obras de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É autor do romance Era no Tempo do Rei.

23 de Setembro (Bienal do Livro do Recife)

RONALDO CORREIA DE BRITO nasceu em Saboeiro (CE), em 1950. É médico e escritor, autor dos livros Retratos Imorais, Faca, Galiléia, A noite e os Dias, O Pavão Misterioso e O Livro dos Homens. Também é dramaturgo, e escreveu as peças Baile do Menino Deus, Bandeira de São João e Arlequim. Atualmente, assina uma coluna semanal na revista Terra Magazine, no Portal Terra. Vive em Recife (PE).

17 de Outubro
NUNO RAMOS é escritor e artista plástico, nascido em 1960, em São Paulo (SP). É autor de O Mau Vidraceiro (2010), Cujo (1993), O Pão do Corvo (2001), Ensaio Geral (2007) e Ó (2008, Prêmio Portugal Telecom de Literatura).

8 de Novembro
MARTHA MEDEIROS nasceu em Porto Alegre (RS), em 1961. É colunista do Zero Hora e de O Globo, e autora de livros como Strip-tease, Topless, Selma e Sinatra, Divã, Fora de Mim, entre muitos outros.
Mais informações: www.rascunho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário