Seguidores

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cidade pronta para receber 74 mil turistas


Curitiba deverá receber aproximadamente 74.400 mil turistas no feriado de carnaval, nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. A estimativa é do Instituto Municipal de Turismo. No ano passado, cerca de 65 mil visitantes estiveram na cidade nesta época.
“O perfil dos turistas mudou e os interesses são outros. Muitos aproveitam o carnaval para conhecer um destino que ofereça boas opções de compras, gastronomia diversificada e opções culturais variadas, do samba ao rock. Curitiba tem tudo isso para oferecer”, afirma a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.
Na Torre Panorâmica, um dos pontos de interesse da cidade, a visitação no carnaval aumenta 74,61%. Na Linha Turismo, que percorre pontos turísticos com ônibus de dois andares, o aumento do movimento é ainda maior. O número de embarques cresce cerca de 95,83% nos dias de carnaval em comparação a outros períodos do ano.
Os principais pólos nacionais emissores de turistas para o carnaval de Curitiba são os Estados do Paraná (35%), São Paulo (24%), Santa Catarina (16%), Rio Grande do Sul (6%) e Rio de Janeiro (4%) e o restante de outros locais do Brasil e do Exterior. Argentinos, alemães e americanos também costumam vir a Curitiba nesta época.

Programação - De acordo com os dados do instituto, a tranqüilidade é apontada por 58% dos turistas como um trunfo curitibano na época da folia carnavalesca.
Mas a cidade também tem atrações para os visitantes que buscam diversão com música. Para os admiradores do carnaval tradicional, a opção é o desfile de blocos e das escolas de samba na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Neste ano, as apresentações serão no sábado, 18 de fevereiro.
Às 18h começam os desfiles dos blocos Afoxé, Derrepente e Rancho das Flores. Em seguida, às 21h, haverá desfile do Grupo B. Por fim, às 23h30, o desfile das escolas do Grupo A. A entrada é gratuita.
O Psycho Carnival terá shows de rock, surf music e psychobilly concentrado em bares do bairro São Francisco e nas ruas do Setor Histórico.
Nesta edição, o festival será realizado de 16 a 21 de fevereiro, com apoio do Instituto Municipal de Turismo. Serão quase 40 bandas nacionais e internacionais e o público esperado é de 12 mil pessoas.
No domingo, 19 de fevereiro, os organizadores farão a Zombie Walk, desfile com os participantes fantasiados de zumbis com saída da Praça Osório, às 13h, e chegada nas Ruínas de São Francisco, no Setor Histórico.
"Oferecer programações alternativas, que fogem do lugar-comum, é uma boa tática de geração de fluxo turístico na cidade. Os turistas atuais procuram vivenciar novas experiências, além de conhecer novos atrativos", diz Juliana.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL:

DESFILE DE BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA
Sábado (18)
18h - desfile dos blocos Afoxé, Derrepente e Rancho das Flores
21h - Grupo Ascensão (B) - Unidos do Bairro Alto e Unidos de Pinhais
23h30 - Grupo A - Internautas, Leões da Mocidade, Acadêmicos da Realeza, Embaixadores da Alegria e Mocidade Azul
Ingresso: gratuito
Local: avenida Cândido de Abreu

PSYCHO CARNIVAL
Quinta-feira (16)
21h - Abertura do festival com Three Bop Pills e Motorgrass
Local: Jokers (rua São Francisco, 164)
Sexta-feira (17)
21h - Esquenta Psycho Carnival com Hillbilly Rawhide, Crazy Horses, The Mullet Monster Mafia, Chernobillies, CWBillys e Feras do Caos
Local: Espaço Cult (rua Doutor Claudino dos Santos, 72, São Francisco)
Sábado (18)
20h - shows com Batmobile, Big Trep, Krappulas, Wreck Kings, Os Degolados e Os Dinamites
Local: Espaço Cult (rua Doutor Claudino dos Santos, 72, São Francisco)
Domingo (19)
13h - Zombie Walk
Local: saída da Praça Osório
15h - Mary Lee & The Sideburn Brothers e Rádio Cadaver
Local: Ruínas de São Francisco
18h - Rockabilly Motors Kustom Show com Cry Baby e Los Wolfmen
Local: Largo da Ordem
20h - Ovos Presley, Sick Sick Sinners, The Working Horse Irons, The Rocker Covers, Jinetes Fantasmas e Drunk Demons
Local: Espaço Cult (rua Doutor Claudino dos Santos, 72, São Francisco)
Segunda (20)
13h - Rockabilly Motors Kustom Show com Mistery Trio, Annie & The Malagueta Boys, Tributo Ao Gene Vincent, Lenon Z & The Sick Boy Trio e Soda Billy
Local: Largo da Ordem
20h - Coffin Nails, As Diabatz, The Brown Vampire Catz, Bad Luck Gamblers, Bad Motors e 99 Nose Again
Local: Espaço Cult (rua Doutor Claudino dos Santos, 72, São Francisco)
Terça (21)
20h - Ressaca com No Milk Today, Evil Idols, Dersertor e S.O.S Chaos
Local: Front Bar (Treze de Maio, 940, São Francisco)
21h - Ressaca 2 com Hellfishes
Local: Chinasky Bar (Inácio Lustosa, 530, São Francisco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário