Seguidores

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Idosos devem seguir dieta balanceada para enfrentar altas temperaturas


Essa é a recomendação da nutricionista Luciana Budke, que ministra palestra sobre o assunto no próximo sábado, 25

Pessoas da terceira idade apresentam uma tendência a consumir menos calorias. E é por isso que, especialmente no calor do verão, devem se preocupar em seguir uma dieta equilibrada. Quem recomenda é a nutricionista Luciana Budke, do Hospital VITA Batel, que vai abordar o tema na palestra "Nutrição Saudável no Verão", programada para o próximo sábado (25), a partir das 8h30, no CEVITA - Centro de Estudos do VITA Batel. A especialista afirma que uma nutrição adequada evita ganhar gordura e perder massa corporal, vitaminas e sais minerais - problemas comuns a pessoas que se alimentam em menor quantidade, como os idosos.
Segundo a nutricionista, a terceira idade tem uma propensão a comer menos porque, de forma geral, é menos ativa fisicamente, diferencia menos os sabores, além de salivar menos e ter uma capacidade de mastigação inferior. "E o apetite diminui ainda mais no verão por causa do calor", afirma Luciana. As necessidades protéicas, calóricas e de lipídeos dos idosos, de acordo com a especialista, não são muito menores que as necessidades de pessoas mais jovens. "A nutrição no verão também não muda: alimentação leve, composta por frutas e verduras, e hidratação contínua, vale tanto para idosos, quanto para pessoas mais novas", explica a nutricionista.
"O que muda para a terceira idade é a preocupação em estabelecer uma dieta compatível com as dificuldades de mastigação e deglutição, ou então de doenças como a diabetes ou osteoporose", destaca Luciana. A ideia é sempre buscar alimentos frescos e fugir dos processados, além de consumir em média dois litros de líquido ao dia e comer a cada três horas. "Mesmo que não esteja faminto, o idoso pode fazer uma refeição leve, tendo em mente qualquer tipo de restrição alimentar que possa ter, para não agravar outras doenças", completa a especialista. É recomendável ainda, de acordo com a nutricionista, atentar-se para a perda de vitamina D ou B12, comuns à faixa etária. "Entretanto, o uso de complexos vitamínicos só é recomendado se tiver orientação médica", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário