Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lisa Simpson lança moda para a cabeça


Estilista apresenta sua primeira coleção de hair ties e se prepara para performance e desfile em evento off à Semana de Moda de Londres

O ano começou a mil por hora para a artista Lisa Simpson. Neste sábado (04), no Lolitas Coiffure, ela apresenta uma série de hair ties, acessórios para a cabeça feitos a partir de gravatas antigas. A coleção originalíssima teve inspiração nas viagens de Lisa e tem como base o aprendizado em um curso de chapéus que a estilista fez em Londres no ano passado. A hair tie consiste em uma espécie de turbante, resultado de dobraduras feitas na gravata como se fossem origamis. “O interessante é que nenhuma peça sai igual à outra”, conta Lisa, que faz quase todo o processo à mão. Apenas o elástico de sustentação é costurado à máquina.

As hair ties têm feito literalmente a cabeça das clientes de Lisa. Muitas, levam gravatas antigas para a customização, ritual que dá função nova para peças de valor emocional para essas pessoas. “Às vezes a gente tem uma gravata que era do nosso pai ou avô, gosta bastante da estampa, mas não sabe muito bem o que fazer com ela. Além de supercharmosos, esses acessórios são uma forma de perpetuar essas lembranças”, diz Lisa, criadora do projeto AGENTE Costura e do atelier Garage (no Largo da Ordem) prestes a completar 3 anos. A tarde do Lolitas começa às 16 horas e, além da prova de hair ties, terá um pocket show com a cantora e compositora Vilma Ribeiro. As hair ties ficarão em exposição no salão e estarão à venda ao custo médio de R$ 35.

“Melancolisa”

O evento neste sábado é uma espécie de bota-fora para a viagem de um mês que Lisa fará para Londres, onde participará do The Good Fashion Show, paralelo à Semana de Moda inglesa. A artista curitibana foi selecionada junto com outras 30 marcas para participar da série de apresentações, que acontecem no dia 18 de fevereiro, no Goodenough College. Na “costura musical” proposta por Lisa e intitulada “Melancolisa”, o som da máquina de costura que estará produzindo as roupas irá interagir com o som ao vivo da baterista Ursula Tuca Milan. As roupas resultantes da performance serão apresentadas em um desfile de bolso com cinco looks, que, por sua vez, se transformam em 20 looks na passarela. O trabalho autoral de Lisa Simpson, que transcende a questão do vestuário, ainda poderá ser visto em uma exposição no dia 19 de fevereiro, na forty7 gallery de Londres, junto a outros quatro artistas brasileiros. Neste dia, convidados poderão interagir com a artista no ateliê ambulante.

Sobre O AGENTE Costura

Lisa Simpson, 28 anos, aprendeu a costurar na High School, nos anos em que morou com os pais no Canadá. De volta ao Brasil, tornou-se mais do que uma fashion designer: uma agitadora cultural com sua máquina portátil e mil ideias na cabeça. Criou o AGENTE (Costura), projeto de arte que utiliza a costura como meio de expressão. Trata-se de uma alternativa à moda convencional e uma forma de resistência à industrialização. O ateliê ambulante consiste em uma máquina de costura e diversos tecidos e retalhos, os quais a artista utiliza para interagir com o público através da reciclagem e customização dos mesmos de acordo com o perfil de cada comprador. O público também é incentivado a trazer suas próprias peças para customização. O processo de criação acontece ao vivo e conta com a participação do público, que vê a própria roupa sendo transformada de acordo com seu gosto e personalidade. O conceito do AGENTE é a valorização da individualidade: a costura busca realçar o melhor de cada um. “O objetivo é que as pessoas olhem mais para dentro de si mesmas, se valorizando como únicos, assim como cada peça de roupa”. Acesse o blog: agentecostura.blogspot.com

Um comentário:

  1. nossa tudo isso e horrivel vcs nao tem outra coisa melhor para mostrar

    ResponderExcluir