Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto Espaço Vida e Música é aprovado pelo Ministério da Cultura

Iniciativa do Instituto Cargolift que atende 360 crianças passa a ser subsidiada pela Lei Rouanet. Visita do secretário Henilton Menezes oficializou o apoio ao espaço, que já busca recursos de outras empresas por meio do abatimento no imposto de renda

Projeto que atua por meio da música para oferecer um futuro melhor a crianças e jovens em situações e risco, o Espaço Vida e Música – criado pelo Instituto Cargolift e até então mantido com recursos do próprio –, foi aprovado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC) e agora passa a ser subsidiado pela lei Rouanet de incentivo fiscal. Para oficializar o apoio à ação, o secretário Henilton Menezes visitou Curitiba na última semana, quando conheceu de maneira mais aprofundada as atividades do projeto. Recebido pelas crianças integrantes do Espaço Vida e Música com apresentações de violino, viola, flauta doce e fanfarra, na Escola Municipal Enéas Faria, Menezes parabenizou a iniciativa. Segundo ele, entre os mais de 12 mil projetos ativos que circulam na Sefic, apenas cerca de 30% conseguem captar os recursos objetivados e que são necessários para a viabilidade do mesmo O secretário reforçou ainda a necessidade de mais empresários se voltarem para projetos sérios como o Espaço, que permitem à população das periferias dos grandes centros o acesso à cultura.  “Grande parte dos projetos que se candidatam à Lei Rouanet é focada em trabalhos de artistas de maior visibilidade. Por seu perfil voltado à população em situação de risco, o Projeto Espaço Vida e Cultura se destaca e vai ao encontro do principal objetivo da Lei Rouanet, que é permitir o acesso da sociedade aos bens culturais”, declara. 

Todos podem ajudar

Hoje com 360 crianças e adolescentes de seis a 18 anos atendidos, o Espaço Vida e Música passa para a fase de captação de recursos com apoio da Lei Rouanet. De acordo com Markenson Marques, diretor presidente da Cargolift – empresa mantenedora do Instituto Cargolift –, este é atualmente o grande desafio enfrentado pela ação. “Nós queremos atender 500 crianças, mas é preciso que mais empresários se solidarizem com a causa”, afirma. O Projeto, que pode arrecadar até cerca de R$1.700.000,00, tem até o momento como principal mantenedora a Cargolift, que já doou 20% do valor total por meio de abatimento no imposto de renda da empresa. Entretanto, para que seja dada a devida continuidade ao Espaço Vida e Música, é preciso que mais empresas se envolvam, realizando a doação por meio deste desconto no imposto de renda. “A Lei Rouanet é muito interessante, pois traz benefícios tanto para as entidades e projetos sociais, que podem contar com este subsídio, quanto para as empresas, que podem destinar parte do imposto que já seria pago ao governo para uma iniciativa séria e que beneficia a sociedade”, pontua o Marques.Pessoas jurídicas podem destinar 4% do imposto de renda em prol do Projeto e pessoas físicas podem contribuir até 6%. Os valores serão abatidos dos impostos de renda dos doadores com a apresentação de um recibo emitido pelo Instituo Cargolift. Interessados em fazer parte desta iniciativa destinando seu imposto de renda ao Espaço Vida e Música podem obter mais informações pelos telefones (41) 2106-0726, com Renata, ou (41) 9154-0081, com Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário